Inscrições para Educação Profissional do Estado terminam nesta sexta-feira

Fonte:Fundação CEPERJ


Secretaria oferece 880 vagas em sete colégios para alunos entre 13 e 16 anos

Últimos dias para alunos entre 13 e 16 anos se inscreverem no processo seletivo que os classificará para a 1ª série do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Às 23h59 desta sexta-feira (07/10), a Secretaria de Estado de Educação encerra as inscrições para as matrículas de 2012, em núcleos avançados de sete colégios estaduais. São oferecidas 880 vagas em várias áreas, como Informática, Panificação, Leite e Derivados, Agropecuária, Edificações e Administração, entre outras. Podem concorrer alunos das redes pública e particular de ensino.

A Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro), que está coordenando este processo seletivo, disponibiliza o edital em seu site – www.ceperj.rj.gov.br – para que os responsáveis legais pelos candidatos possam conhecer as normas que regem esta seleção. O diretor de Concursos e Processos Seletivos da Ceperj, Marcus São Thiago, alerta alunos e pais interessados no sentido de que as inscrições só podem ser feitas via internet, no endereço eletrônico www.educacao.rj.gov.br ou www.conexaoaluno.rj.gov.br, da Secretaria.

O diretor lembra que o candidato sem acesso à web pode se inscrever em qualquer unidade escolar da rede estadual que possua laboratório de informática, respeitado o seu horário de funcionamento. Não serão aceitas inscrições por via postal ou qualquer outro meio.

Os sete colégios estaduais que oferecem a Educação Profissional são: José Leite Lopes, com os cursos Geração de Multimídia, Programação de Jogos Digitais e Roteiro para Mídias Digitais; Comendador Valentim dos Santos Diniz, com Panificação, Leite e Derivados; Erich Walter Heiner, com o curso de Administração; Dom Pedro II, com Produção de Áudio e Vídeo; Agrícola Almirante Ernani do Amaral Peixoto, com Agropecuária; Infante Dom Henrique, com o curso de Hospedagem; e o Centro Interescolar Miécimo da Silva, com os cursos de Administração, Edificações e Informática.

Marcus São Thiago explica aos interessados que, no ato da inscrição, o candidato deve indicar a qual dos colégios pretende concorrer. Quem optar pelo Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz ou pelo Centro Interescolar Miécimo da Silva também precisa indicar qual o curso. Durante o preenchimento da ficha, o responsável legal pelo candidato deverá ficar atento a todas as informações solicitadas, atestando que os dados fornecidos são verídicos, sob as penas da lei. A ficha devidamente preenchida deverá ser assinada tanto pelo candidato quanto por seu responsável legal.

Importante frisar que o responsável por candidato portador de deficiência, que necessite de atendimento especial para a realização das provas, deverá fazer esta notificação no ato de inscrição, no item próprio do requerimento.

Este processo seletivo terá duas fases. Na primeira, os candidatos se submeterão a provas objetivas de Português e de Matemática, de caráter eliminatório classificatório. Na segunda fase, terão de fazer uma redação, também, de caráter eliminatório e classificatório.  Serão corrigidos os textos dos candidatos mais bem classificados na prova objetiva em até três vezes o número de vagas disponíveis, por colégio estadual de opção e por tipo de vaga – ampla concorrência, pessoas com deficiência e alunos provenientes da rede particular de ensino.

O diretor Marcus São Thiago também lembra que o candidato classificado e convocado para matrícula deve obrigatoriamente atender aos seguintes requisitos básicos: data de nascimento entre 01/01/1995 e 31/12/1998; ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental ou a Fase IX da EJA (Educação de Jovens e Adultos) em escolas que integrem a rede pública e/ou a rede particular de ensino, a ser comprovado no ato da matrícula; e estar representado por responsável legal quando for se matricular.

 

 


Warning: Division by zero in /home/storage/c/04/ea/institutopromenor/public_html/wp-includes/comment-template.php on line 1457